Pico do Jaraguá {Minha SP}

Sempre morei na zona norte e via o Pico do Jaraguá de longe, mas nunca tinha ido até lá. Finalmente fui com meu marido conhecer no passeio do CCJ visita, organizado pelo Centro Cultural da Juventude. É um projeto que a cada mês visita um lugar diferente, já fui em alguns como o da Vila industrial Maria Zélia.

A primeira parada do ônibus foi no Pico do Jaraguá, com 1.135 m de altitude ele é o mais alto da cidade. Fomos primeiro ao mirante mais alto, o Mirante antena.

25453218164_c61fd5a4de_k

Mirante antena

Encaramos os 242 degraus, foi sofrido mas valeu a pena ter uma vista 360º da cidade. A subida pode ser feita até as 16h40 e a descida até as 17h. É muito alto e no folheto do parque diz que em dias de sol é possível ver o início da Serra do mar.

Pico do Jaraguá - SP

Pico do Jaraguá - SP

Pico do Jaraguá - SP

Pico do Jaraguá - SP2

Pico do Jaraguá - SP

Mirante baixo

Nesse mirante não é preciso subir as escadas para apreciar a vista e além de ser mais baixa é limitada para apenas um dos lados. Mas se as escadas forem um impedimento, a vista do mirante baixo é tão incrível quanto a outra.

Pico do Jaraguá - SP Pico do Jaraguá - SP

Entrada do parque

Depois fomos com o ônibus até a entrada do parque, onde tem o lago e é possível ver alguns patos nadando. Fomos até uma área para comer um lanche antes de iniciarmos as trilhas.

Parque Jaraguá - SP

Não cheguei a tirar foto, mas tem um casarão que pertenceu ao bandeirante Afonso Sardinha, construído em taipa de pilão e a parte de baixo do casarão era usada como senzala. No caminho para a trilha da bica é possível ver um tanque onde os escravos lavavam ouro.

Fizemos duas trilhas: a Trilha da Bica e Trilha do Silêncio. São bem sinalizadas, com informações de dificuldade, extensão, etc. Antes de iniciarmos a trilha fomos orientados para não tocar nas lagartas, pois podem machucar e como estão em época de reprodução temos que ficar atentos, pois são encontradas aos montes por todo o caminho e principalmente no corrimão da trilha.

Trilha da Bica

  • Distância: 1500 metros (ida e volta)
  • Duração: 45 min
  • Dificuldade: Média

A Trilha da Bica como o próprio nome sugere leva até uma bica formada por uma das nascentes existentes no parque.

Parque Jaraguá - SP

Parque Jaraguá - SP

Figueira branca, boa parte das árvores no parque possuem sinalização.

Parque Jaraguá - SP

Uma das muitas lagartas que vimos nas trilhas. #medo

Parque Jaraguá - SP

Nascente e fim da Trilha da Bica.

Trilha do silêncio

  • Distância: 828m (ida e volta)
  • Duração: 30 min
  • Dificuldade: Baixa

A trilha tem esse nome devido à vegetação que abafa grande parte dos ruídos produzidos pelas rodovias que cercam o parque. É adaptado para visitantes deficientes físicos e com mobilidade reduzida.

Parque Jaraguá - SP

Fim da trilha do silêncio.

De volta ao lago conseguimos ver alguns macacos-prego. Apesar de ser proibido alimentar os animais, vimos algumas pessoas oferecendo pão aos macacos.

Parque Jaraguá - SP

O que levar no passeio: lanches, água, máquina fotográfica e não esquecer do protetor solar e repelente.

Dias e horário de funcionamento: O parque inicia as atividades de visitação pública às 7h00 e encerra às 17h00. No horário de verão o encerramento é estendido até às 18h00. Trilhas possuem acesso permitido até as 16h00, e no horário de verão às 17h00.

Site oficial do parque: Parque estadual Jaraguá

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s