Exposição Música & Cinema: O Casamento do Século?

2014-11-22 18.23.59

Não sei se Trilha sonora de filmes é considerado um gênero musical, mas é esse o meu preferido. Adoro procurar a trilha depois de ver um filme, quando a música fica na cabeça ou quando ouço uma música e lembro da cena do filme. Pra mim é impossível ouvir a música I Dreamed a dream do musical Os miseráveis e não ficar emocionada e sempre que ouço as músicas do filme Drive, dá vontade de assistir o filme de novo. A música dá o ritmo certo para a cena e influencia nossa percepção, é como apreciar uma obra de arte quando a cena e música estão em sintonia.

2014-12-30 13.18.47

2014-12-30 13.23.58

Visitar a exposição Música & Cinema: O Casamento do Século? que fica no Sesc Pinheiros até dia 11 de Janeiro, superou as minhas expectativas. Não achei que teria muita coisa pra ver e que seria uma visita rápida, com esse pensamento fui em um dia que teria pouco tempo para ver. Depois de 1 hora ouvindo trechos de músicas, vendo cartazes, aberturas de filmes, lendo comentários, partituras, etc, descobri uma outra sala cheia de documentários, mesas interativas e também uma sala de mixagem, mas tive que ir embora com a vontade de voltar. E voltei em outro dia para ficar mais cinco horas para poder ver toda a exposição e valeu cada minuto, saí feliz.

2014-12-30 13.12.362014-12-30 17.02.27

Adorei ver como foi o começo, na transição do cinema mudo pro falado, a dificuldade em gravar a fala dos atores e a música ao mesmo tempo. Nas mesas interativas, poder visualizar uma cena e ver o efeito de diferentes composições para essa cena, alternando entre a música do filme e uma rejeitada. Ver que uma música serve para diversas cenas e passa sensações diferentes. Poder conhecer um pouco da criação da música do filme Tubarão e ver a partitura da música do Poderoso Chefão. Além da importância da parceria do diretor e do compositor, ver como é difícil conciliar as duas coisas, as diversas maneiras de trabalhar e como o entrosamento entre diretor e compositor é tão importante, eles tem que estar em sintonia pro filme funcionar e que algumas parcerias dão tão certo que continuam em muitos filmes.

2014-12-30 16.19.12

Música & Cinema: O Casamento do Século?
Sesc Pinheiros – Espaço Expositivo (2º andar)
Rua Pais Leme, 195 – Pinheiros
Gratuito até 11/01

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s