Sábado (08/02) pude conferir a 1ª Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil. Possui 70 obras de 6 ilustradores nacionais e internacionais, que utilizam variadas técnicas, de xilogravura a desenho digital. A Mostra transpõe as ilustrações das páginas de livros infantis para os quadros nas paredes da mostra, tornando-os obra de arte. Trazendo um novo olhar para cada uma delas.
A exposição vai até o próximo domingo (16/02).
Foto: Bianca Giglio
No livro infantil, podemos verificar que a imagem cumpre uma função na página, dialogando com outros elementos, formando uma unidade. Na mostra, temos um olhar diferente, vemos a imagem isolada, como obra de arte. Nas duas situações a imagem cumpre papéis diferentes, mas um não desmerece o outro, são apenas olhares diferentes.
Os trabalhos que mais chamaram minha atenção foram os dos seguintes ilustradores:
{Fernando Vilela}
Livro "Simbá, o marujo", imagem retirada do site www.macli.com.br
Nos livros Caçada, Lampião & Lancelote e Simbá, o marujo, utiliza uma técnica mista de carimbos de madeira e borracha com pintura a nanquim, aplicado com canetas, pincéis e sopros do próprio ilustrador. As cores foram muito bem utilizadas, são poucas e cumprem bem a sua função. A textura produzida pelo carimbo …
{Juliana Bollini}
Imagem retirada do site www.macli.com.br
A artista criou um estilo próprio, utilizando sucata e papel, como matérias primas principais para a criação de esculturas. Geralmente, depois são fotografadas para a conclusão de um formato final. Na exposição podemos ver alguns bonecos e algumas montagens, a sobreposição e a tridimensionalidade trazem uma profundidade de campo à composição interessante.
julianabollini.blogspot.com.br
{Renato Moriconi}
Livro "Telefone sem fio", imagem retirada do site www.macli.com.br
Para o livro-imagem Telefone sem fio, o ilustrador utilizou a técnica de óleo sobre madeira. Na mostra, as ilustrações foram posicionadas lado a lado, na sequência que aparecem no livro, dispostas em 3 paredes. Pelo fato de estarmos rodeados pelas ilustrações, podemos ter a sensação de entrar dentro do livro ao observar as ilustrações.
- No trabalho que realizei para a conclusão da pós-graduação, com o tema sobre análise de livros infantis, analisei 3 livros infantis selecionados pelo FNLIJ, e verifiquei as características de cada livro. Entre eles estava o livro O alvo, também ilustrado por Moriconi.
1ª MACLI – Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil
Local: CAIXA Cultural São Paulo, São Paulo, SP
de 14 de dezembro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014
DE 3ª FEIRA A DOMINGO, DAS 9H ÀS 19H
ENTRADA FRANCA
CAIXA Cultural São Paulo | Galeria Humberto Betetto
Praça da Sé, 111, São Paulo – SP
Tel: (11) 3321-4400
www.caixa.gov.br/caixacultural
Fontes: MACLI • Cosac Naify