Esculturas hiper-realistas

Ron Mueck

Nasceu na Austrália e em 1983 instalou-se em Londres, para trabalhar com Jim Henson, o famoso criador da Rua Sésamo e d’Os Marretas. Seja em esculturas gigantes, pequenas ou no tamanho natural, a fidelidade com a realidade permanecem nas representações da figura humana de forma expressiva e surpreendente.

A sua entrada na cena artística foi um verdadeiro escândalo! Uma das primeiras obras que apresentou foi uma escultura do seu pai, recentemente falecido, todo nu. Plena de realismo, a escultura tinha outra característica ainda mais chocante: não media mais do que 1 metro de comprimento.
obvious

ron-mueck-feet

ron-mueck-hyper-realist-sculptor2

08012101_blog.uncovering.org_mueck

ron-mueck3

Patricia Piccinini

Piccinini nasceu em Freetown (Serra Leoa), filha de italianos, e há 30 anos vive na Austrália. Ela cria seres em esculturas hiper-realistas expostas em situações familiares e banais. Apesar da semelhança com os trabalhos de Ron Mueck, suas esculturas procuram mostrar como seria essa convivência com seres fantásticos e a aceitação com relação a eles.

A inspiração para suas obras vem declaradamente da leitura da obra-prima, de Mary Shelley, O Frankenstein. “Li o livro há dez anos e nunca entendi porque Dr. Frankenstein nunca amou o monstro, sequer deu um nome a ele”, diz Piccinini.
Folha Online

511348_patriciapiccininicasal

Long-01

Long-04

sl_lrg_01

É impressionante ver as pessoas nas exposições ao lado das esculturas, ao menos nas fotos você perde a noção da realidade. No caso das esculturas de Mueck, parece que a escultura está no tamanho real e as pessoas são muito pequenas ou gigantes. Enquanto no trabalho de Piccinini, as pessoas parecem fazer parte da obra, se misturam e não dá pra saber o que é de verdade e o que é escultura, facilitando ainda mais a ideia de que aqueles seres esquisitos são reais.

Veja mais sobre Piccinini no site dela. Muek não possui nenhum site pessoal, mas é fácil encontrar mais imagens no google e vídeos no youtube…

Anúncios

Um comentário sobre “Esculturas hiper-realistas

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s